Tecnologia

A Tudor Estacionária foi desenvolvida com o objetivo de apresentar excelente desempenho elétrico aliado a alta confiabilidade e robustez para aplicações, como: no breaks/UPS, iluminação de emergência, alarmes e vigilância eletrônica, centrais telefônicas, estações de rádio base, gabinetes, outdoor, gabinetes de rua, hospitais, micro e mini BTS, redes de acesso remoto, redes de fibra ótica, redes GSM, redes Wireless, repetidoras de micro-ondas, shelter/URA’s, sinalização, sistema solar e eólico, subestação de energia e telecomunicações.

Característica Técnicas

Seus componentes internos foram dimensionados para superar as mais severas condições de uso.
Utilizando a Tecnologia Ventilada com Sistema de Retenção de Partículas Ácidas(V-SRPA) e filtro A.G.A., a Tudor Estacionária inaugurou uma nova categoria de tecnologia em 2005.
Essa medida permite aos consumidores diferenciar essa tecnologia da categoria VRLA (Válvula Regulada) e especificar precisamente qual das tecnologias atendem suas demandas.

Diferenciais

Filtro A.G.A.

Composto por duas camadas de filtros com porosidades e funções diferentes o filtro A.G.A. retém as partículas ácidas que são arrastadas pelas moléculas de oxigênio e hidrogênio emitidas no processo de eletrólise, e simultaneamente impede a passagem de centelhas que poderiam provocar a explosão da bateria. Por essa razão, o filtro A.G.A. permite a utilização da bateria Tudor Estacionária no mesmo ambiente de pessoas e equipamentos eletrônicos. A sigla A.G.A. é a abreviação do termo em inglês: Acid Gas Arrester.

Liga Chumbo-Cálcio com alto teor de estanho

A Bateria Tudor Estacionária utiliza na placa positiva a liga Chumbo-Cálcio-Estanho (PbCaSn), com alto teor de estanho e Chumbo-Cálcio (PbCa) na placa negativa. Esta liga permite excelentes desempenhos em uma grande faixa de variação de temperatura (-20°C a 70°C) e em diferentes regimes de operação, tais como ciclagem e flutuação. Esta liga permite ainda que a tensão de equalização seja reduzida em comparação a liga Cálcio-Cálcio com baixo teor de estanho, o que resulta em um mínimo consumo do eletrólito, maximizando a vida útil das baterias Tudor Estacionária.

Eletrólito livre

O eletrólito livre, ou seja, em estado líquido, tem a característica de dissipar o aumento da temperatura interna provocada pela elevação da temperatura no ambiente externo ou pelas oscilações da rede elétrica (ripple). A tecnologia do eletrólito livre permite a operação da bateria em ambientes de alta temperatura ou em locais onde a qualidade da energia seja baixa e sujeita a variações constantes. No entanto impede o uso em posições diferentes da usual (pólos para cima).

Altas temperaturas

As baterias VRLA, que utilizam a tecnologia de recombinação do oxigênio, são extremamente sensíveis à temperatura quando comparadas com as baterias V-SRPA, e portanto necessitam de maior atenção no gerenciamento da temperatura. A tecnologia VRLA sofre redução de até 50% da vida útil para cada 10°C acima de 25°C, contra 2% da tecnologia V-SRPA. (ver gráfico comparativo).

Grades e placas

Placas: Com design desenvolvido para suportar aplicações severas, as placas são espessas (3mm) com moldura em todo contorno da grade para melhor sustentação do material ativo, além de filetes internos de grande espessura e fios alternados que garante a fixação do material ativo na grade. Fundidas com liga chumbo-cálcio, sendo a grade positiva com alto teor de estanho, proporcionam baixa resistência elétrica e mínimo consumo de água.

Material ativo de alta densidade gerando maior acúmulo de energia por placa. Essas características proporcionam uma placa robusta para assegurar o máximo de vida útil e disponibilidade da bateria.

Ripple

A variação da corrente e tensão é chamada de ripple. Dependendo da frequência do ripple a temperatura interna da bateria aumentará e precisará ser dissipada sob pena de levar a bateria a entrar em “Avalanche Térmica”. Nesse caso mais uma vez a tecnologia do eletrólito livre leva vantagem, pois é capaz de dissipar a elevação da temperatura causada pelo ripple, ao contrário das tecnologias de eletrólito absorvido ou imobilizado em gel.

Soluções x Adversidades

Analise a condição operacional onde as baterias estão instaladas e identifique o conjunto de soluções técnicas que asseguram ao seu sistema um desempenho confiável.

As soluções indicadas não se limitam às adversidades assinaladas. O conjunto técnico das soluções é que permite a boa operação e consequente desempenho otimizado do conjunto. Todas as unidades industriais da Tudor são certificadas ISO 9001: 2000, e a unidade de governador Valadares – MG possui a certificação ISO 14001 como consequência de nossa política de qualidade.

Tensão de Carga

Certifique-se que a bateria esteja operando na faixa adequada para Tensão de Carga 14,4 à 14,8V, Tensão de Equalização 15,2 à 15,8V, à 25ºC e Tensão Flutuação entre 13,4 à 13,8V à 25º.

Torque recomendado

Nas instalações das conexões nos terminais da bateria, aplique o torque recomendado (mínimo 10 – máximo 20 Nm).

Proteja os terminais

Após a fixação dos terminais proteja-os com vaselina sólida ou graxa mineral, outros produtos podem isolar os terminais.

Cuidado para não obstruir

Nunca obstrua os orifícios de saída de gases, poderá haver acúmulo de gases e possível explosão. Retire a embalagem original da bateria antes da instalação. Em aplicações onde há necessidade de isolamento dos terminais, utilize isolante líquido. No caso de canalização dos gases com conexões e mangueiras, cuidado para não dobrá-las e obstruir a saída de gases.

Local adequadamente

Mantenha a bateria operando em local adequadamente ventilado e sempre apoiada / fixada sobre uma base adequada.

Manutenção periódica

Fazer periodicamente a manutenção em todo sistema elétrico do equipamento para garantir que o mesmo trabalhe conforme as instruções técnicas.

DICAS DE USO

Siga as instruções constantes abaixo ou do Catálogo Técnico Tudor Estacionária.

GARANTIA NOROESTE

Saiba como acionar a garantia de sua bateria.

Ficam expressas as seguintes condições de garantia:

  1. Para uso estacionário, a garantia é de 24 meses a partir da data da venda; subdivididos em 3 meses de garantia legal e 21 meses de garantia contratual. O uso em aplicações automotivas (ex.: ignição) anula a garantia.
  2. Caso haja suspeita de que sua bateria esteja com problema, entrar em contato com o distribuidor ou revendedor mais próximo (ver postos de assistência). Somente eles estão autorizados à examinar, reparar ou substituir o produto no prazo de garantia, gratuitamente.
  3. Constatando que o eventual problema em sua bateria foi ocasionado por negligência ou descumprimento das normas estabelecidas pela fábrica (instruções técnicas e defeitos improcedentes), sua garantia perderá a validade.
  4. Em caso de troca de bateria defeituosa, a segunda bateria somente completará o prazo de garantia da primeira. Considerando o mínimo legal de 3 meses.

OBS.: Essa bateria atende as especificações técnicas dentro de uma tolerância de + ou – 10%..